Pele Linda: Disciplina aos 60

Disciplina aos 60

60

Beleza, saúde e bem-estar têm que caminhar juntos nessa fase e fazer parte do seu dia a dia para que manchas, vincos e flacidez não fiquem tão intensos e a maturidade seja conferida só nas suas atitudes.

A pele é um dos órgãos que mais sentem e mostram a ação do tempo. E entender isso é fácil: além do envelhecimento intrínseco, que é o desgaste natural do organismo e está relacionado á genética, há o extrínseco, que varia conforme a exposição ao sol e ao cigarro, o tipo de dieta, os níveis de stress e até a quantidade de exercícios físico que você fez ao longo da sua vida. O simples fato de ser mulher também faz diferença: segundo os especialistas, envelhecemos cerca de dez anos antes que os homens porque eles têm a pele mais oleosa, maior quantidade de colágeno e não apresentam tanta oscilação hormonal.

É por essa razão que os cuidados com a face, o colo e o pescoço aos 60 anos precisam ser inseridos na rotina assim como escovar os dentes e tomar banho. E isso inclui higienizar, tonificar, hidratar, nutrir e proteger a pele contra o sol duas vezes ao dia – a única diferença é que, à noite, você deve substituir o hidratante e o protetor por um creme anti-idade à base de vitaminas C e E e ácidos, caso do retinoico e o glicólico Já a limpeza de pele profissional, para remover os comedões e melhorar a absorção dos cosméticos, é indicada uma vez por mês. A toxina botulínica e o preenchimento com ácido hialurônico também são bem-vindos: a primeira é indicada a cada seis meses e o segundo a cada oito.

Rotina de cuidados

Indicado para o dia a dia: Sabonete emoliente, tônico, hidratante, protetor solar, creme anto-idade e firmador.

Cuidados especiais: Limpeza de pele profissional uma vez por mês, toxina botulínica a cada 6 meses; preenchimento a cada 8 meses.

Alimentos que ajudam:

Vegetais roxos – A turma da berinjela, da beterraba, da alface e do repolho roxos contém antocianina, pigmento antioxidante que preserva as fibras de sustentação e da elasticidade da pele. Na prática, eles evitam o aparecimento de novas rigas, linhas finas e flacidez.
Quanto consumir: 1 porção por dia, o que equivale 1/2 berinjela com casca, 1 beterraba pequena ou 1 prato (sobremesa) de repolho ou alface roxo.

Tomate – O destaque, claro, vai para o licopeno, que fortalece a pele contra os radicais livres produzidos pelo cigarro, sol, stress, e ginástica em excesso e aria na prevenção de 11 tipos de câncer. De quebra, o fruto preserva os neurônios e colabora para o fortalecimento dos dentes e a recuperação dos músculos após atividade física.
Quanto consumir: Pelo menos 1 unidade média por dia.

Linhaça – A semente, rica em ômega 3 e 6 e fibras, também combate os radicais livres e melhora a aparência cutânea. Além disso, reduz o colesterol ruim, ajuda no controle da pressão arterial e reforça o sistema imunológico.
Quanto consumir: 1 colher (sopa) por dia.

Soja – Por trás da indicação do grão, estão as isoflavonas, que agem de forma semelhante ao hormônio feminino estrogênio e, por isso, favorecem a produção de colágeno.
Quanto consumir: 1 porção por dia, o que equivale a 2 colheres (sopa) de soja ou 2 quadrados grandes de tofu ou 2 hambúrgueres de soja.

Matéria Revista CLAUDIA

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