Pele Linda: Atitude aos 40

Atitude aos 40

40anos

O momento pede que você mude as estratégias – leia-se usar mais cremes e em concentrações mais altas, além de aumentar o FPS do protetor – para combater inimigos de peso, como manchas de sol, queda dos hormônios e flacidez.

Nesta fase da vida revela quem usou protetor solar direitinho, abusou do sol, está se aproximando menopausa, fez tratamento estético ou relaxou com os cosméticos. O sol não é o único vilão: a queda natural dos hormônios femininos contribui para a perda do viço, da hidratação, firmeza e elasticidade. “As rugas de expressão também ficam mais evidentes. Afinal, são quatro décadas sorrindo, franzindo a testa, fazendo biquinho e cara de brava.” lembra a dermatologista Flávia Martelli, de São Paulo. A boa notícia é que todos estes sinais podem ser minimizados.

O primeiro passo é usar sabonete, tônico, hidratante, creme para a área dos olhos e protetor solar toda manhã, nessa ordem. À noite, alterne creme firmador e ácido retinoico ou glicólico para combater a flacidez e estimular a renovação celular, respectivamente. “Uma vez por semana é importante fazer também uma esfoliação para eliminar células mortas e, a cada seis meses, aplicar toxina botulínica para suavizar rugas e vincos”, conta Flávia Martelli.

Rotina de cuidados

Indicado para o dia a dia: Sabonete, tônico, hidratante, creme para a área dos olhos e dos lábios, protetor solar, ácido e creme firmador.

Cuidados especiais: Esfoliação uma vez por semana e toxina botulínica a cada seis meses.

Alimentos que ajudam:

Frutas vermelhas –  Apesar de pequenos, uva, açaí, acerola, jabuticaba, morango, cereja e framboesa trazem doses generosas de vitamina C e fitoquímicos, como antocianina e licopeno. Juntos, esses ativos combatem os processos inflamatórios que destroem as células e aceleram o envelhecimento. Quanto consumir: 2 porções por semana, sendo que cada uma equivale a 15 uvas ou 10 morangos ou 10 cerejas ou 1 polpa de açaí.

Folhas verde-escuras – A lista de benefícios das verduras é extensa. Mas, para as mulheres maduras, basta saber que elas são fonte de betacaroteno, substância precursora da vitamina A que está envolvida na renovação celular, na manutenção do colágeno e cuja carência pode deixar a pele opaca e ressecada. “O consumo regular dessas folhas ainda ajuda a repor os níveis de cálcio e magnésio, que combatem a flacidez” diz a nutróloga Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro. Não costa de couve? Tudo bem, dá para trocar por espinafre, bertalha, agrião, rúcula, escarola…
Quanto consumir: 2 porções diárias, sendo que cada uma equivale a 1 xícara de verdura crua ou 1/2 da cozida.

Azeite de oliva extravirgem – Deixa a pele mais resistente à radiação ultravioleta e evita a perda de água. “A vitamina E e o ômega 9 encontrados no óleo favorecem a hidratação e a nutrição celular e afastam os radicais livres” diz Tamara.
Quanto consumir: 2 colheres (sopa) por dia.

Chá verde – O destaque da bebida é a catequina, que tem a capacidade de preservar as fibras de sustentabilidade da pele e aumentar as de elasticidade. Ajuda a suavizar rugas e linhas finas.
Quanto consumir: 2 xícaras por dia.

Matéria Revista CLAUDIA

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