Pele Linda: Prevenção aos 30

Prevenção aos 30

3o

Na casa dos 30, a pele continua tendo boa quantidade de colágeno e elastina e os hormônios estão em alta.
Radicais livres, manchas escuras de depilação e perda da firmeza. É contra eles que você tem que lutar nessa fase da vida para adiar ao máximo o aparecimento dos primeiros sinais do envelhecimento, que podem acrescentar uns bons anos ao seu RG.

O negócio, então, é se antecipar a esses problemas tomando alguns cuidados simples, como limpar, tonificar e hidratar o rosto duas vezes ao dia e aplicar protetor solar com FPS 20, no mínimo. Para quem tem pele oleosa ou mista, o sabonete com calêndula ou hamamélis é uma boa pedida, pois ajuda a controlar a produção de sebo. Já para a seca, sensível ou normal, a melhor opção é a aloe vera, que tem propriedades emolientes e cicatrizantes. “Quanto a hidratantes, indico para as maiores de 30 os enriquecidos com vitamina C a 10%. Nessa concentração, o creme consegue clarear as marcas, reduzir a ação dos radicais livres e, consequentemente, frear a formação de rugas”, diz o dermatologista Adilson Costa, de São Paulo.

E atenção: o álcool e o cigarro são outros fatores que fazem você parecer mais velha. Isso porque a bebida causa inchaço, especialmente nas pálpebras, enquanto o fumo pode aumentar em até 4,7 vezes a quantidade de rugas em relação às não fumantes da mesma raça, sexo e idade.

Rotina de cuidados

Indicado para o dia a dia: Sabonete, tônico, hidratante, protetor, ácido e creme para a área dos olhos.

Cuidados especiais: Esfoliação de uma a duas vezes por semana e limpeza de pele profissional a cada 45 dias.

Alimentos que ajudam:

Cereais integrais – Eles são fontes de vitamina E, que favorece a hidratação, e do complexo B, essenciais para a manutenção  e renovação das células e a regulação da produção sebácea.
Quanto consumir: 2 fatias de pão de forma integral.

Papaia – Meia unidade favorece a cota diária de vitamina C, cerca de 50% de vitamina A e 10% da quantidade de fibras recomendada para uma mulher de 30 anos. Por que você precisa destes nutrientes? Para melhorar a imunidade e, com isso, prevenir infecções na pele, estimular a síntese de colágeno e elastina e deixá-la com um bronzeado mais bonito e duradouro.
Quanto consumir: 1/2 unidade por dia.

Castanha-do-pará – Trata-se da principal fonte de selênio, mineral com ação antioxidante que ajuda a manter os radicais livres sob controle – em excesso, eles aceleram o envelhecimento.
Quanto consumir: 1 unidade por dia.

Salmão – O peixe de água fria é, ao lado do atum, do arenque e da sardinha, uma importante fonte de proteína, macronutriente fundamental para a formação e manutenção dos tecidos. Mais: é rico em ômega 3, um tipo de gordura boa que não é produzida pelo corpo e ajuda a minimizar a aparência de linhas finas e rugas e garantir o bom funcionamento das células.
Quanto consumir: 2 porções médias por semana.

Matéria Revista CLAUDIA

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